Carlos Chagas Medicina Laboratorial

Dúvidas Frequentes

Instruções Gerais para Coleta de Exames

Material: Sangue Venoso

Jejum para exames de laboratório significa que a pessoa ficará sem ingerir alimentos de qualquer tipo durante um número de horas determinado. É permitida a ingestão de água e de medicamentos de uso contínuo, desde que o laboratório não especifique o contrário.

Jejum obrigatório de 12 horas

Apolipoproteínas, Colesterol Fracionado, Gastrina, Glucagon, HDL Colesterol, Lipoproteína(a), Peptídeo C, Perfil Lipídico, Testes de Tolerância à Glicose, Triglicerídeos.

Jejum obrigatório de 8 horas

Ácido Fólico, Ácido Úrico, Aldolase, Amilase, Aminoácidos, Androstenediona, Antitrombina III, Cálcio, Calcitonina, Catecolaminas, Ferro e Capacidade de Ligação, Fosfatases, Fósforo, gGT, Glicose em Jequim, IGF-1, hGH - Hormônio do Crescimento, Insulina, Paratormônio, Prolactina, Proteína C, Proteína S, Transferrina, VDRL.

Jejum desejável de 8 horas

Creatinina, PSA, Osmolalidade, exames sorológicos e de coagulação (PT e PTTa) em geral.

Demais exames:

Consultar o laboratório.

É aconselhável que os seguintes exames sejam coletados até 09:00h da manhã.

Ácido Úrico, ACTH, Cálcio, Cortisol, Ferro, Prolactina, TSH.

Topo

Material: Urina para exame de rotina, urocultura e gram de gota

Em alguns casos, a urina só poderá ser colhida no laboratório. Assim sendo, você é informado e recebe outras orientações.

Recipiente: frasco plástico fornecido pelo laboratório.

- Colha de preferência a primeira urina da manhã. Caso não seja possível, colha a urina que tenha permanecido por pelo menos 4 horas retida na bexiga. Informe o laboratório sobre a maneira como foi realizada a coleta, em qualquer caso.

- Primeiramente, realize uma limpeza rigorosa (anti-sepsia) da região genital (pênis ou vagina), ensaboando bem. Enxágue com bastante água e enxugue com uma toalha limpa.

- Os homens devem puxar a pele que recobre o pênis para trás e as mulheres devem separar bem os grandes lábios da vagina.

- Começe a urinar no vaso sanitário, fora do frasco. Após alguns segundos colha a porção média do jato urinário diretamente no frasco. Não é necessário preenchê-lo completamente (até o meio é suficiente).

- Tampe, identifique com o nome completo, data e horário da coleta e leve imediatamente (dentro de uma hora) ao laboratório. A conservação deste material pode ser feita por refrigeração, mantendo o frasco em isopor com gelo até a entrega ao laboratório, caso o transporte seja superior à uma hora.

 

Topo

Material: Urina de 24 horas

Nunca colete urina de períodos (ex.: 24 horas) sem consultar previamente o laboratório, pois alguns exames necessitam de recipientes com conservante para o resultado correto. Outras vezes a urina deverá permanecer em geladeira durante toda a coleta.

Recipiente: Frasco próprio.

- No primeiro dia pela manhã: urine normalmente no vaso sanitário, não guardando esta urina. Anote o horário com precisão de minutos (ex.: 7:13 h).

- Daí em diante, cada vez que urina coloque toda a urina no frasco e vá juntando sem perder nada (se o volume ultrapassar a capacidade do frasco fornecido, não perca a urina e a recolha em um frasco de água mineral bem limpo).

- No dia seguinte, ao completar 24 horas (ex.: 7:13 h), urine e ajunte toda essa urina ao frasco.

- Note que no primeiro dia se despreza a primeira urina da manhã e no segundo dia ela é adicionada às demais.

- Identifique o(s) frasco(s) com seu nome, peso, altura, datas e horários de início e término da coleta. Encaminhe o material ao laboratório imediantamente.

Topo

Material: Fezes

Exame parasitológico comum

Recipiente: frascol comum.

- Se o paciente não estiver apresentando diarréia, a amostra pode ser colhida em qualquer horário e conservada em geladeira até a sua entrega ao laboratório.

- Defeque em um recipiente limpo de boca larga ou sobre um papel limpo. Usando uma pazinha, colha uma porção das fezes, do tamanho de uma noz e coloque no frasco próprio.

- Identifique o frasco com seu nome completo e data.

Exame parasitológico com conservante ("MIF")

Recipiente: frasco plástico com conservante.

- Quando o médico solicita o "MIF", o paciente recebe um frasco para cada amostra solicitada.

- Colha, como para exame parasitológico comum, uma amostra diferente por frasco.

- Após colocar as fezes no frasco, feche bem e agite para dissolver as fezes no líquido conservante.

- Identifique o frasco com seu nome completo e data.

Coprocultura

Recipiente: Fornecido pelo laboratório.

- Evacue em um recipiente limpo e de boca larga ou sobre um papel limpo e recolha uma porção do material ao frasco fornecido pelo laboratório. Escolha partes com diarréia, sangue ou muco. Leve imediatamente ao laboratório. Não conserve em geladeira.

- Identifique o frasco com seu nome completo e data.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Em geral, os exames de laboratório visam estudar os componentes do organismo nas condições habituais de vida da pessoa. Mudanças radicais de dieta, ingestão alcoólica, exercícios, sono e outras, nas véspera de exames de laboratório, podem prejudicar a interpretação dos mesmos. Procure fazer seus exames de forma metódica, de preferência sempre no mesmo laboratório e horário, com a mesma dieta e hábitos pessoais. Assim a variação será menor.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Não utilize recipientes diferentes dos padronizados. Nunca se sabe como podem interferir no exame. O laboratório fornece os recipientes indicados para coleta de urina e de fezes.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Informe ao laboratório todos os medicamentos que usa, mesmo os mais banais. Para auxiliar, leve com você as receitas médicas ou embalagens. Evite usar vitamina C ou medicamentos que a contenha desde o dia anterior à coleta. Quando em dúvida, não faça a coleta do material. Comunique-se com o laboratório.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Durante ou após a coleta de exames, podem surgir reações indesejáveis, que o laboratório não consegue evitar completamente e que não são possíveis de se prever. Comunique imediatamente ao laboratório qualquer mal-estar ou alteração que notar. A intercorrência mais frequente após a coleta de sangue é o "hematoma" (mancha roxa), causada por um acúmulo de sangue saído da veia durante ou após a coleta, sob a pele. Evite isto comprimindo bem o local por cinco minutos e não faça força muscular no braço no dia da coleta. Caso aconteça, use compressa fria durante as primeiras 24 horas e compressa morna do segundo dia em diante até não sentir mais desconforto. Pode-se também ingerir o analgésico comum de costume caso haja dor excessiva. O hematoma desaparece em poucas semanas e geralmente não traz problemas maiores. Caso a ocorrência de um hematoma preocupe você, entre em contato com o laboratório.

Topo

iTSITES