Carlos Chagas Medicina Laboratorial

Notícias

Herpes-zóster pode ser prevenido com vacina de catapora

22.07.2017



O herpes é bastante conhecido pela população. Já o herpes-zóster, nem tanto, e o nome semelhante pode causar algumas confusões. As lesões do herpes-zóster ficam limitadas ao lado do corpo em que a doença começou a se manifestar. Essa característica peculiar tem a ver com o modo como a doença se desenvolve.

O VÍRUS CAUSADOR É O VARICELA ZOSTER, O MESMO DA CATAPORA. Quando uma pessoa pega catapora, o vírus fica adormecido em um nervo. Anos ou até décadas depois, ele pode aproveitar um quadro de queda da imunidade para voltar a se manifestar. A doença ataca geralmente após os 50 anos, já que nessa fase há um envelhecimento natural do sistema imunológico que pode abrir espaço para o vírus. Outros fatores que podem contribuir são estados de estresse intenso ou tratamento quimioterápico, por exemplo.

Quando o vírus “desperta”, ele caminha pelo nervo onde estava alojado, e por onde passa vai ocasionando lesões avermelhadas.

Geralmente, as lesões progridem como as da catapora: formam pequenas vesículas cheias de líquido que coçam, e após cerca de sete dias, secam formando casquinhas e caem. Embora sejam parecidas, as lesões do herpes zoster costumam ser dolorosas, principalmente após os 50 anos. Nesses casos, a dor pode não apenas ser mais intensa, como também permanecer por muito tempo, bem mais que a duração comum da doença. 
Uma situação merece atenção especial. Caso as lesões atinjam a face, elas podem causar complicações graves nos olhos, o que exige tratamento oftalmológico específico.

Segundo o Dr. Maurício Rios, médico infectologista, “a melhor forma de lidar com a doença é preveni-la. Existe uma vacina que pode ser recomendada a partir dos 50 anos e muito indicada para quem tem 60 anos ou mais, justamente a faixa etária que tem risco maior”. A vacina tem dose única, ainda não está disponível na rede de saúde pública e deve ser tomada mesmo por quem já apresentou a doença, pois é uma enfermidade que pode reincidir.

Para mais informações sobre a vacina contra Varicela, 
ligue (34) 3818-6820.

Fonte: drauziovarella.com.br

 

Outras notícias

ENCONTRE UMA UNIDADE
CARLOS CHAGAS

iTSITES